QUADRO DE HORÁRIOS 02/2023

CALENDÁRIO ESCOLAR 2023

QUADRO DE HORÁRIOS 02/2023

ATENÇÃO AOS HORÁRIOS DE GEOPOLÍTICA DO CLIMA

Orientações para a inscrição em disciplinas:

O período de inscrição em disciplinas será de 14/08 a 18/08, com cancelamento de 21/08 a 25/08.

*Discentes do Programa:

Para se inscrever basta enviar um e-mail para sa.pge.egg@id.uff.br com as seguintes informações:

Para efetuar a inscrição, marque os campos abaixo:

  • Inscrição | | ou Cancelamento | |
  • Mestrado | | ou Doutorado | |

Ano: 2023 – Semestre: 2

Nome do aluno:
Ano de ingresso:
Matrícula:
Disciplinas:

* Alunos especiais/externos e ouvintes:

Atenção: só podem se inscrever em disciplinas eletivas.

Para se inscrever, é necessário enviar o formulário de inscrição devidamente preenchido e o RG para o e-mail sa.pge.egg@id.uff.br. Alunos especiais/externos também devem enviar um comprovante de matrícula na Pós-Graduação.

Observação:

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ordenamento Territorial- Turma A – discentes que ingressaram pelas linhas de pesquisa 1, 2 e 3.

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ordenamento Territorial- Turma B- discentes que ingressaram pelas linhas de pesquisa 4 e 5.

Secretaria do POSGEO- Sala 505

A Secretaria do POSGEO passou a integrar a Secretaria Acadêmica da Área de Geografia localizada na sala 505 do Instituto de Geociências (bloco O). O setor funciona segunda, quartas a sextas, das 9h às 18h, e terças e quintas, das 12h às 20h. Sendo que a servidora do POSGEO trabalha presencialmente nas terças (das 12h às 18h), quartas (das 8h às 14h) e quintas (das 12h às 18h).

Contato:

Secretaria do POSGEO – sala 505 do Instituto de Geociências – e-mail sa.pge.egg@id.uff.br – telefone (21) 2629-5166

Coordenação do POSGEO: sala 508 do Instituto de Geociências – e-mail pge.egg@id.uff.br

Edital de Bolsas – Turma Mestrado 2023

Edital de Bolsas

Documentação de avaliação socioeconômica

Cronograma:
11 a 15 de setembro de 2023 – Período para que candidates esclareçam dúvidas sobre a documentação através do endereço eletrônico: dss.cas.proaes@id.uff.br
18 a 26 de setembro de 2023 – Período para que candidates enviem a documentação para a Coordenação da Pós
28 de setembro de 2023 – Data para que a Coordenação da Pós envie a documentação para DSS/PROAES
02 a 05 de outubro de 2023 – Avaliação socioeconômica
06 de outubro de 2023 – Resultado Final

06 de outubro de 2023 – Resultado da avaliação socioeconômica e Classificação dos(as) bolsistas







Editais de apoio para discentes – julho de 2023

Edital de apoio à realização de trabalho de campo por discentes para o ano de 2023

Ficha de inscrição – trabalho de campo

Edital de apoio à participação de estudantes em eventos no Brasil e exterior -2023

Ficha de inscrição – eventos

Resultado do edital de apoio à participação de estudantes em eventos no Brasil e exterior – 2023

Resultado do edital de apoio à realização de trabalho de campo por discentes para o ano de 2023

Edital de Processo Seletivo – Turma Mestrado 2023

EDITAL DE SELEÇÃO – MESTRADO 2023

Retificação n.1 do Edital de Seleção – Mestrado 2023

Ficha de inscrição – formatos .docx e .odt

Ficha de auto pontuação – formatos .docx e .odt

Formulário de interposição de recursos – formatos .docx e odt

Anexo IV- Autodeclaração de identidade afrodescendente – formatos .docx e .odt

Anexo V- Autodeclaração de identidade indígena – formatos .docx e .odt

Anexo VI – Autodeclaração de identidade trans: travesti, transexual ou transgênero – formatos .docx e .odt

Anexo VII – Autodeclaração de identidade de pessoa com deficiência – formatos .docx e .odt

Anexo VIII – Requerimento de isenção de taxa – formatos .docx e .odt

Anexo IX – Solicitação de uso do nome social – formatos .docx e .odt

Banca Avaliadora:

Titulares: Lucelinda Schramm Corrêa (linha de pesquisa 1), Timo Bartholl (linha de pesquisa 2), Luiz Jardim de Moraes Wanderley (linha de pesquisa 3), Rosemary Vieira (linha de pesquisa 4), Thaís Baptista da Rocha (linha de pesquisa 5)
Suplentes: Rita de Cássia Martins Montezuma (linha de pesquisa 1), Márcio Piñon de Oliveira (linha de pesquisa 2), Paula Maria Moura de Almeida (linha de pesquisa 4), Raúl Sánchez Vicens (linha de pesquisa 5)

Comissão de Recursos: Valter do Carmo Cruz, Flávia Elaine da Silva Martins, Jorge Luiz Barbosa, Luiz Renato Vallejo e Raúl Sánchez Vicens.

  • Período de inscrição: 17 de abril a 17 de maio de 2023 (até às 23h59min do Horário de Brasília)
  • Período de solicitação de isenção de taxa: 17 de abril a 10 de maio de 2023 (até às 23h59min do Horário de Brasília)
  • Observação: Para a inscrição, aceitamos declaração de previsão de conclusão do curso de graduação com a indicação da data prevista para a colação de grau, mas a(o) candidata(o) precisa colar grau antes do período de matrícula no Mestrado (24 a 28 de julho de 2023).

12 de maio de 2023- Resultado da isenção do pagamento da taxa de inscrição

22 de maio de 2023 – Divulgação dos(as) candidatos(as) que tiveram suas inscrições deferidas

Divulgação da lista de optantes pelas vagas de ações afirmativas

LOCAL DA PROVA ESCRITA: A primeira etapa da seleção de mestrado, a prova escrita, será realizada nesta quinta-feira, 25 de maio de 2023, das 9h às 13h (4 horas no total), no Auditório Marcus Gorini, no prédio novo do Instituto de Geociências da UFF (bloco P). Com base na lei nº 13.872, de 17 de setembro de 2019, as candidatas lactantes terão o direito de amamentar durante a realização das provas da seleção de mestrado 2023. Para isso, deverão trazer uma pessoa acompanhante para ficar com seu/sua filho(a). O bloco P tem um fraldário e espaço para amamentação, no quarto andar, perto do hall dos elevadores, disponível para utilização das candidatas e seus acompanhantes. As mães têm o direito de amamentar, por até 30 minutos, a cada intervalo de 2 horas. Nesta ocasião, estarão acompanhadas por um(a) fiscal. O tempo despendido na amamentação será compensado, em igual período, durante a realização da prova.

30 de maio de 2023 – Divulgação do Resultado da 1a Etapa – Prova Escrita

31 de maio de 2023- Interposição de Recursos da 1ª ETAPA (até às 18h no horário de Brasília)
Os(as) candidatos(as) poderão solicitar a revisão da nota da avaliação da prova escrita ao enviar o formulário de recurso (disponível acima) para o e- mail processoseletivoppgeouff@gmail.com

14 de junho de 2023- Divulgação do Resultado da 2a Etapa – Avaliação do Projeto de Pesquisa

14 de junho de 2023 – Divulgação do Resultado da 3a Etapa – Exame do Currículo Lattes

15 de junho de 2023- Interposição de Recursos da Segunda e Terceira Etapas (até às 18h no horário de Brasília)
Os(as) candidatos(as) poderão solicitar a revisão da nota da avaliação do projeto de pesquisa e do exame do Currículo Lattes ao enviar o formulário de recurso (disponível acima) para o e- mail processoseletivoppgeouff@gmail.com

19 de junho de 2023 – Resultado da Interposição de Recursos da 2a Etapa

19 de junho de 2023 – Resultado da Interposição de Recursos da 3a Etapa

19 de junho de 2023- Divulgação do Resultado da 3a Etapa com a incorporação do recurso

21 de junho de 2023- Divulgação do cronograma de defesas de projeto

05 de julho de 2023 – Divulgação do resultado da 4a etapa – Defesa de Projeto

06 de julho de 2023 – Interposição de Recursos da 4a etapa (até às 18h no horário de Brasília)
Os(as) candidatos(as) poderão solicitar a revisão da nota da defesa de projeto ao enviar o formulário de recurso (disponível acima) para o e- mail processoseletivoppgeouff@gmail.com

LOCAL DA PROVA DE IDIOMA: A prova será realizada na terça-feira, 11 de julho de 2023, das 10h às 12h, na sala 303, no prédio novo do Instituto de Geociências da UFF (bloco P). De acordo com o Edital:
“a. Todos os candidatos aptos a esta ETAPA realizarão a prova, que será desidentificada, não sendo concedida dispensa mediante apresentação de certificado de proficiência.
b. Será facultada a utilização de dicionário durante os primeiros 30 (trinta) minutos de realização da prova, cuja duração será de 02 (duas) horas.
c. O Exame de Aptidão em idioma estrangeiro exigirá dos candidatos a demonstração de compreensão do texto selecionado. A Comissão de Seleção verificará se o candidato está apto ou não em Idioma Estrangeiro.
d. Os candidatos não habilitados no exame de aptidão em idioma estrangeiro ficarão com suas matrículas condicionadas à aprovação em uma nova avaliação (no mesmo idioma), que deverá ser prestada até a conclusão do seu curso.”

13 de julho de 2023- Divulgação do resultado da 5a etapa – prova de idiomas

14 de julho de 2023 – Divulgação do resultado final

_______________________________

Edital de distribuição de bolsas para candidatos(as) aprovados(as) na Seleção de Mestrado 2023 – ESTE EDITAL SÓ SERÁ ABERTO DEPOIS QUE A SELEÇÃO DE MESTRADO FOR FINALIZADA. NESTA OCASIÃO, O CRONOGRAMA SERÁ DIVULGADO.

Anexo I

Formulário de inscrição

Editais de apoio internos ao POSGEO – maio de 2023

EDITAL INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UFF (POSGEO/UFF) PARA AUXÍLIO À TRADUÇÃO, DIREITOS AUTORAIS E REVISÃO TÉCNICA DE LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS – 2023.1

Formulário de inscrição para docentes

Formulário de inscrição para discentes


EDITAL INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UFF (POSGEO/UFF) PARA AUXÍLIO À PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS INDEXADOS 2023.1

Formulário de inscrição para docentes

Formulário de inscrição para discentes

Os documentos de inscrição devem ser enviados por e-mail para sa.pge.egg@id.uff.br

Resultado

QUADRO DE HORÁRIOS 01/2023

CALENDÁRIO ESCOLAR 2023

QUADRO DE HORÁRIOS 01/2023

Programas das disciplinas:
Políticas Públicas, Instituições e Território (Observação: a bibliografia ainda pode ser alterada)
Geoinformação e Meio Ambiente

Orientações para a inscrição em disciplinas:

O período de inscrição em disciplinas será de 13/03 a 17/03, com cancelamento de 20/03 a 24/03.

*Discentes do Programa:

Para se inscrever basta enviar um e-mail para sa.pge.egg@id.uff.br com as seguintes informações:

Para efetuar a inscrição, marque os campos abaixo:

  • Inscrição | | ou Cancelamento | |
  • Mestrado | | ou Doutorado | |

Ano: 2023 – Semestre: 1

Nome do aluno:
Ano de ingresso:
Disciplinas:

* Alunos especiais/externos e ouvintes:

Atenção: só podem se inscrever em disciplinas eletivas.

Para se inscrever, é necessário enviar o formulário de inscrição devidamente preenchido para o e-mail sa.pge.egg@id.uff.br. Alunos especiais/externos também devem enviar um comprovante de matrícula na Pós-Graduação.

___________________________

ATENÇÃO: AS AULAS DA DISCIPLINA “GEOINFORMAÇÃO E MEIO AMBIENTE” COMEÇARÃO NO DIA 29/03/23.

Edital interno: Chamada de Apoio à Participação de Estudantes em Eventos no Brasil e Exterior

Edital de apoio interno: Orientações para Candidaturas à Chamada de Apoio à Participação de Estudantes
em Eventos no Brasil e Exterior

Formulário de inscrição

CRONOGRAMA:
LANÇAMENTO DO EDITAL- 18 DE OUTUBRO DE 2022
PRAZO PARA ENTREGA DAS PROPOSTAS – 4 DE NOVEMBRO DE 2022
JULGAMENTO DAS PROPOSTAS – 7 e 8 DE NOVEMBRO DE 2022
RESULTADO – 9 DE NOVEMBRO DE 2022
RECURSO – 10 DE NOVEMBRO DE 2022
RESULTADO DO RECURSO – 11 DE NOVEMBRO DE 2022
RESULTADO FINAL – 14 DE NOVEMBRO DE 2022

09 de novembro de 2022- Divulgação do resultado

Skip to content