Skip to main content

 

 

Histórico

O Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense foi criado em maio de 1968. Desde então, sob o impacto das mudanças pelas quais passou a Geografia, o Departamento buscou acompanhar esse processo através da renovação de seu corpo docente e da conquista de novas e melhores instalações no campus da UFF. Esta situação tem se refletido na produção acadêmica e ampliação das atividades de pesquisa no Departamento, com a consolidação de núcleos e linhas de investigação que contam, em número cada vez mais expressivo, com o apoio financeiro de órgãos de fomento à pesquisa.
Durante os anos 1990 instituiu-se uma política de projeção através da organização de cursos de especialização, seminários, oficinas e palestras. Em consonância com esta perspectiva, em 1998, foi criada a Pós-Graduação em Geografia, com os Cursos de Especialização em “Organização Espacial do Rio de Janeiro” e em “Conteúdo e Prática do Ensino de Geografia” que vieram se somar ao de “Planejamento Ambiental”, em funcionamento desde 1983.

No 1° semestre de 1999 a criação do Mestrado em Geografia concretizou a projeção do Departamento em escalas mais amplas, que culmina com a aprovação do Doutorado no ano de 2001 e a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Geografia.