Temos a satisfação de informar que a Tese de Edir Augusto Dias Pereira, intitulada “As encruzilhadas das territorialidades ribeirinhas: Transformações no exercício espacial do poder em comunidades ribeirinhas da Amazônia Tocantina Paraense”, defendida no ano de 2014 em nosso Programa, sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Haesbaert da Costa, recebeu o Prêmio Maurício de Almeida Abreu - Melhor Tese em Geografia Humana – Biênio 2014-2015, no XI Encontro Nacional da ANPEGE.
Com a mesma satisfação, temos o prazer de informar que a Dissertação de Wanderson Barreto Corrêa, intitulada “Metodologia de Diagnóstico Paisagístico de Orla Marítima: contribuição ao gerenciamento costeiro do Município de Cabo Frio, RJ” defendida no ano de 2014 em nosso Programa, sob a orientação do Prof. Dr. Guilherme Borges Fernandez, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Aziz Nacib Ab’saber – Biênio 2014/2015, no XI Encontro Nacional da ANPEGE.
O aluno Edir Augusto Dias Pereira recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2015, área de Geografia, pela tese “As encruzilhadas das territorialidades ribeirinhas: Transformações no exercício espacial do poder em comunidades ribeirinhas da Amazônia Tocantina Paraense” , defendida no ano de 2014 em nosso Programa, sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Haesbaert da Costa.
É com grande honra e satisfação que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) outorga a Andrea Almeida Cavalcante a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2013 da área de Geografia pela tese “Morfodinâmica fluvial em áreas semiáridas: o rio Jaguaribe à jusante da Barragem do Castanhão-CE Brasil”, defendida no ano de 2012, sob orientação de Sandra Baptista da Cunha, do Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFF. Sua contribuição certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avançoda pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil.
O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 04 de
outubro de 2013, seção 1, páginas 58 a 61, Portaria n° 142,
anexa. Também se encontra disponível no site:
http://www.capes.gov.br/premiocapesdetese
Uma ação do Ministério do Esporte destinada ao reconhecimento de iniciativas científicas, tecnológicas e pedagógicas que apresentem contribuições e subsídios para a qualificação das políticas públicas de esporte e lazer de inclusão social.
Destarte, o mestre Sávio Raeder obteve este reconhecimento ao ser laureado com o 1° Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social por intermédio de seu trabalho, fruto de sua dissertação, "Jogos & Cidades : Ordenamento Territorial Urbano em sedes de Megaeventos esportivos", orientado pelo Prof. Dr. Jorge Luiz Barbosa no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF, que versa acerca dos impactos dos grandes eventos esportivos em cidades que os hospedam.
O objetivo desta premiação é divulgar a produção acadêmica, valorizar professores e estudantes e estreitar os laços do CREA-RJ com a comunidade acadêmica, além de estimular a produção dos trabalhos dos formandos nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia, Meteorologia, incluindo Tecnólogos e Técnicos de Nível Médio.
Evandro Bastos Sathler, doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da UFF foi selecionado na área de geografia por sua tese de Doutorado intitulada: Os "Espaços deIncerteza", A "Desterritorialização Subjetiva" e o "Pacto da Conservação": Perspectivas de uma Geografia Socioambiental das Áreas Naturais Protegidas sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Renato Vallejo. Tese Disponível aqui
O Prêmio Capes de Tese é concedido anualmente pela Capes às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade.
Guilherme da Silva Ribeiro, aluno do Programa de Pós-Graduação em
Geografia da UFF e hoje Prof. Adjunto do Departamento de Geociências
da UFRRJ, recebeu em 2010 o Prêmio Capes de Tese na área de Geografia pela pesquisa "Espaço, Tempo e Epistemologia no Século XX: a Geografia na Obra de Fernand Braudel", defendida no ano de 2008 sob orientação dos professores Rogério Haesbaert e Sergio Nunes Pereira.